Se for dirigir, não beba
Close

Produção

Um dos diferenciais do Engenho Caraçuípe é a experiência centenária no cultivo de cana-de-açúcar, somado a tecnologias inovadoras, garantindo um processo de qualidade e melhoria continua.

Confira abaixo as etapas de produção ou agende aqui a visita ao nosso engenho.


Com maturação ideal, colhida e selecionada manualmente, sem uso de queima, a cana-de-açúcar é esmagada no prazo máximo de vinte e quatro horas, utilizando-se moendas de alta eficiência na extração do caldo que é conduzido para o sistema de filtragem composta por filtro rotativo e decantador de passagem. Assim, o caldo fica livre do bagacilho e outras impurezas prejudiciais à fermentação.

Em seguida, é ajustado em seu teor ótimo de brix (diluição com água potável), visando uma fermentação perfeita.

Diferencial Caraçuípe

Conjunto de filtragem com tecnologia inovadora, garantindo um caldo de excelente qualidade

No processo fermentativo os açúcares do caldo são transformados em álcool etílico. Esse processo é feito com leveduras e substratos naturais resultando num mosto fermentado (vinho) de alta qualidade. Através de recursos tecnológicos avançados, com sensores individuais e camisa de refrigeração externa, utilizando circuito fechado de refrigeração, onde a temperatura é controlada dentro dos níveis desejados para uma fermentação equilibrada. Completada a fermentação, obtém-se o vinho que segue imediatamente para as dornas de decantação, onde é feita a separação das leveduras que serão reutilizadas na fermentação seguinte. Esta etapa garante um vinho puro de alta qualidade e aromas inconfundíveis, isento de excessos de leveduras e partículas de substratos que flutuam durante a fermentação. A sala de fermentação é de acesso exclusivo do funcionário responsável pelo monitoramento devidamente equipado com equipamentos individuais de proteção e higiene.

Diferencial Caraçuípe

Sistema de refrigeração de dornas individual, através de camisas externas com uso de agua em circuito fechado controlado via CLP.

Destilação feita em alambiques de cobre com sistema inovador controle de temperatura e pressão, permitindo um controle da separação das frações do destilado: cabeça, coração e cauda. Após o descarte da cabeça e cauda, o destilado de coração é conduzido, para tanques de homogeneização e posteriormente para o envelhecimento, maturação em madeiras neutras e armazenamento em reservatórios em aço inox.

Diferencial Caraçuípe

Alambiques de cobre com sistema de deflegmação, aquecidos a vapor produzido por caldeira com válvula reguladora de temperatura e pressão.

A maturação em tonéis de madeira neutra resulta numa cachaça branca, a Caraçuípe Prata. Já a Escorrega Tradicional, além de maturada em Jequitibá Rosa, recebe um blend de cachaça armazenada em reservatórios de inox, enquanto a Escorrega Gold é maturada em tonéis de Jequitibá Vermelho.

Já o envelhecimento, em barris de carvalho europeu, harmoniza e equilibra diferentes componentes como aroma, cor e sabor da Caraçuípe Ouro e Caraçuípe Extra Premium.

Diferencial Caraçuípe

Alta qualidade dos recipientes de armazenamento/maturação e envelhecimento, com manutenções periódicas.

Nossos produtos passam por rigorosos sistemas de filtragem com elementos inertes de alta performance que garantem a eliminação de qualquer partícula existente no produto sem comprometer suas características originais.

Diferencial Caraçuípe

Elementos filtrantes com tecnologias avançadas de microns absolutos.

Assine nossa Newsletter

Não vá embora, temos uma surpresa para você!

Deixe seu e-mail e enviaremos em breve um desconto especial.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?
DESCULPE, MAS VOCÊ NÃO TEM IDADE SUFICIENTE PARA ACESSAR ESTE SITE.