11/02/2019

Quase 100 anos da primeira “versão” do Engenho Caraçuípe. Conheça nossa história

 

As Cachaças Caraçuípe e Escorrega vão além de bebidas destiladas, são uma homenagem à memória da família Coutinho. Por trás dos produtos do Engenho Caraçuípe, há o resgate da tradição e experiência familiar que transcendeu gerações e coloca Alagoas entre os melhores produtores de cachaça de alambique do país.

Com a determinação de resgatar a história da família, o produtor de cana-de-açúcar, Renato Coutinho, mergulhou no sonho do seu avô Antonio e de seu tio Benedito, que em 1933, adquiriram o Engenho Caraçuípe. Já naquela época, os dois irmãos sempre mantiveram um rico diálogo sobre vida e trabalho, e conseguiram realizar uma sequência de experiências bem sucedidas em empreendimentos açucareiros. O Engenho Caraçuípe representava a realização da pesquisa de campo, como de laços afetivos com a terra conquistada. Nesse percurso, buscaram com êxito, soluções para a melhoria da terra, da cana e dos seus derivados: o mel e a cachaça destilada em seus alambiques.

Renascimento dos Alambiques

 

Seguindo os passos de seu avô, Renato Coutinho juntamente com sua esposa Cristiane Dantas, vem agregando novas experiências na  produção de uma cachaça de altíssimo padrão de qualidade e reconhecimento internacional. Além de percorrer um caminho que zela e respeita as melhores características e técnicas artesanais antigas, para produzir cachaça destilada em alambique de cobre, trazendo para este segmento todo histórico e experiência de uma família abnegada à produção de cana-de-açúcar e seus derivados.

Renato cresceu ouvindo referências ao Engenho Caraçuípe, como o orgulho da família, a realização de um sonho, uma marca simbólica da força realizadora. Por isso, Caraçuípe é uma homenagem à memória do seu avô, já que traz o nome do antigo engenho que seu ele guardará nas lembranças como o ponto de partida de sua vida no cultivo da cana-de-açúcar.

O Engenho Caraçuípe busca melhoria contínua nos processos de fabricação e comercialização de cachaças especiais e derivados, atendendo os requisitos aplicáveis, buscando satisfazer as necessidades de seus clientes e demais partes interessadas, contando com uma equipe de colaboradores treinados e fornecedores qualificados.

11/02/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *