20/12/2017

Caraçuípe Prata é selecionada entre as 50 melhores cachaças do Brasil, pelo III Ranking da Cúpula da Cachaça

São apenas 7 produtos do Nordeste, sendo a Caraçuípe a única de Alagoas

O concurso de bebidas mais democrático do país é composto por 3 fases. A primeira é realizada pelo público em geral. Com votação popular na internet, o público votou em mais de mil rótulos, onde as 250 mais votadas foram classificadas para a segunda etapa.

Nesta 2ª fase, o grupo das ‘250 Cachaças Mais Queridas do Brasil’ passou por um processo de destilação profissional. Um painel com 48 dos maiores especialistas de cachaça do país (inclusive 8 dos 12 membros ativos) apontaram os rótulos que estão mais preparados para figurar entre os melhores do país.

Taça ISO e as amostras utilizadas nas degustações em 2016 FOTO: Cúpula da Cachaça/divulgação

A Caraçuípe Prata foi a única cachaça alagoana selecionada entre as 50 que irão para a terceira etapa. De todas as marcas do nordeste, apenas 6 estarão nesta fase do concurso.

Estas 50 cachaças irão para a fase final, a ‘Degustação às cegas’, onde durante dois dias, no último final de semana de janeiro, os 12 cúpulos se reunirão na Cachaçaria Macaúva (Analândia – SP) e analisarão aspectos visuais, olfativos e sensoriais de cada uma dessas maravilhas da produção brasileira, estabelecendo pontuações para uma série de quesitos, sem saber as marcas que estão provando. A média estatística das notas de cada amostra definirá as posições no Ranking e a ‘Cachaça do Ano’. O resultado será divulgado, com exclusividade, no Paladar Estadão.

 

Fonte: Maurício Maia/Paladar Estadão

20/12/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *